O que são squads

O que são squads? Aprenda sobre o desenvolvimento de equipes multidisciplinares e ágeis

O que são squads? Aprenda sobre o desenvolvimento de equipes multidisciplinares e ágeis

Por: Ana Paula Lisboa

O mundo mudou, as demandas das empresas e indivíduos também. O presente é marcado pela necessidade de inovação e agilidade, com isso, começam a surgir novos modelos de trabalho, a fim de atender a essas novas exigências do mercado. Nesse cenário, as metodologias ágeis, que emergiram inicialmente nos setores de tecnologia da informação, passam a fazer parte de diversas empresas. O resultado da aplicação delas são equipes mais autônomas, produtivas e com entregas mais ágeis.

Nesse mesmo contexto, surgiram os squads. A Spotify — plataforma de streaming de áudio, é pioneira no desenvolvimento desse método que tem o objetivo de melhorar a produtividade do time, alocar recursos de maneira mais eficiente e garantir a rapidez.

A metodologia squad é uma das tendências para companhias inovadoras. E, você? Está pronto para começar a inovação em sua empresa? Vamos te ensinar tudo neste texto. 

Antes de continuar a leitura, que tal conhecer a metodologia da Samba Digital? Utilizamos a Innovation Hub para entregar projetos com mais qualidade e agilidade. Clique aqui ou no banner abaixo.

Metodologia Sambatech

O que são os squads?

Squads são pequenas equipes multidisciplinares, compostas por pessoas de diferentes habilidades e com um objetivo em comum. Recomenda-se que esses times tenham até 8 membros que trabalham de forma autônoma, mas complementar. Normalmente, um squad é composto por profissionais de diversas áreas: marketing, tecnologia, design, produto, dentre outros. Assim, é possível manter o teor multidisciplinar da metodologia.

Todos os membros trabalham com um objetivo em comum e contribuem ativamente para alcançar o resultado final do projeto, para isso, a colaboração e a expertise de cada um é fundamental.

Organizando um squad

Com os squads, os projetos ganham agilidade, já que os times são autônomos e as decisões não precisam passar por um longo processo de aprovação. Todos os membros do squad precisam estar alinhados para atingir o mesmo objetivo, para isso, existem algumas divisões da equipe:

  • Chapters (divisões)

Os chapters são formados agrupando colaboradores da mesma área, com funções semelhantes, como por exemplo, os designers da empresa. A formação desses grupos possibilita a troca de ideias e experiências, assim, os integrantes poderão se ajudar mutuamente. 

  • Tribes (tribos)

As tribes são os vários squads que estão trabalhando em um mesmo projeto. Elas são formadas para que haja um alinhamento entre os membros e a comunicação aconteça de forma efetiva e fluída. 

  • Guilds (guildas)

As guilds são formadas por pessoas de diferentes chapters e tribes, são grupos mais independentes, já que eles não precisam ter projetos ou habilidades em comum. O objetivo é que os colaboradores compartilhem experiências e aprendizados, facilitando a formação dos squads multidisciplinares. 

Além disso, cada squad conta com um coordenador de projeto, o Product Owner, que é encarregado também de ser um ponto de contato com a diretoria. Apesar do papel de coordenação, o Product Owner não deve representar uma hierarquização dos times, é fundamental que as equipes continuem autônomas.

Os benefícios da formação de squads

Adotar a metodologia de squads pode trazer vários benefícios para uma empresa. Contudo, se você pretende aplicá-la, é preciso contratar colaboradores que se adequem a este modelo, depois disso, é só colher os frutos!

Ah, se você tiver dificuldades de contratar profissionais, a alocação de squads pode ser uma boa opção, falaremos sobre isso nos tópicos finais deste texto.

Listamos a seguir alguns benefícios dos squads:

  • Agilidade

Um dos principais benefícios de adotar esse modelo é alcançar entregas mais rápidas nas tarefas. Com os squads, os ciclos de projetos tendem a ser mais curtos, além disso, a autonomia garante a agilidade nos processos e tomadas de decisões.

  • Time engajado e colaborativo

Nessa metodologia, os times necessariamente devem ser colaborativos, já que são interligados e o sucesso do projeto depende de todos. Ademais, com objetivos claros e definidos, os membros se engajam mais em busca dos resultados. Além do que, a formação de pequenos grupos facilita a integração  e consequentemente, a colaboração e o engajamento.

  • Produtividade

Uma das consequências da agilidade dos squads é o aumento da produtividade, com entregas mais rápidas, chapters e tribes conseguem ser mais eficientes e produzir mais, em menos tempo. Além disso, na dinâmica dos squads, em que cada um tem sua tarefa bem definida, os membros tendem a ter o “sentimento de dono” e focam mais em suas responsabilidades.

  • Conhecimento e aprendizado

Uma das características dos squads é a formação de times multidisciplinares, isso faz com que os grupos tenham profissionais de diversos setores e com habilidades distintas. Desse modo, cada um pode contribuir com conhecimentos de sua área e fortalecer a inteligência do time como um todo. 

Empresas inovadoras usam o modelo de squads

Empresas como a Spotify, Google e Quinto Andar utilizam o modelo de squads. A metodologia vem sendo adotada por diversas instituições, principalmente as mais inovadoras e tecnológicas. As startups também tem visto nos squads uma oportunidade para melhorar o fluxo de trabalho e garantir melhores entregas.

Como funcionam os squads na Sambatech

A Sambatech também utiliza o modelo, por meio da Samba Digital — unidade de negócio que dedica-se a promover a transformação digital nas empresas, oferecemos alocação de squads para garantir processos ágeis e inovadores para as empresas.

Os nossos squads de desenvolvimento ágil são times remotos de tecnologia, com profissionais multidisciplinares e de alta performance de todo o Brasil. Um dos nossos grandes diferenciais é que a inovação sempre esteve em nosso DNA, nascemos inovadores e digitais, contratamos profissionais que respiram tecnologia, para levarmos a melhor experiência em transformação digital aos nossos clientes.

As empresas que optam pela alocação de squads tem redução de custos, ganham pontos com a experiência de um time inovador e totalmente focados em um projeto. Além dos benefícios de contar com profissionais que atuam com metodologias ágeis.

Desafios da implementação 

Implantar times de squads em algumas empresas pode ser desafiador, já que muitas vezes é necessário ter uma mentalidade mais voltada para inovação e agilidade. Empresas mais tradicionais podem enfrentar dificuldades na metodologia que tem a autonomia como um dos pontos focais.

Além disso, recrutar pessoas que estejam alinhadas para trabalhar com squads pode ser outra dificuldade no momento da implementação. O time multidisciplinar deve contar com colaboradores com o mindset voltado para inovação e agilidade. Eles também precisam saber trabalhar com autonomia, atendendo prazos e entregando projetos de qualidade.

Por esses motivos, muitas empresas encontram na alocação de squads uma alternativa para implementar a transformação digital nas empresas. Leia mais sobre este assunto no tópico a seguir!

Contratação de squads: um investimento para o seu negócio

Se você chegou até aqui e percebeu o quanto os squads podem ser uma boa alternativa para negócios que querem inovar, mas não sabe como começar a desenvolver essa metodologia em sua empresa, uma opção que tem ganhado relevância nos últimos anos é a alocação de squads. Ela funciona de maneira muito simples, de um lado, uma empresa está buscando pessoas para desenvolver um projeto, do outro, há uma organização que possui times qualificados para atuar em projetos diversos.

Você pode ter associado a alocação de squads ao outsourcing, mas o que acontece muitas vezes é que neste modelo, as empresas optam pela terceirização levando em consideração apenas a redução de custos. Sim, ao utilizar a contratação de squads, a sua empresa também irá se beneficiar com a redução de gastos. Mas, não é somente isso. Essa metodologia foca em qualidade e agilidade, por isso é fundamental que os times sejam altamente qualificados, multidisciplinares e ágeis. 

Dito isso, contratar squads não deve ser visto como um custo para as organizações, na verdade, é um investimento. Além de tudo, dependendo do tipo de projeto que a sua empresa executa, o retorno financeiro pode vir a um prazo bem curto. Aqui, na Samba Digital, por exemplo, um dos projetos realizados pelos nossos squads são as live commerces, é fácil imaginar que o retorno desse tipo de ação para o varejo é imediato.  

A contratação de squads de desenvolvimento pode ser o pontapé inicial para iniciar a transformação digital na sua empresa. Na Samba, é possível contratar um squad completo ou profissionais específicos, tudo para os seus projetos terem produtividade, agilidade e redução do backlog.

Se você quiser saber como contratar um squad para a sua empresa, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!