Precisamos comentar que, por conta da crescente digitalização do mercado – principalmente durante a pandemia -, muitas empresas tradicionais entenderam a real necessidade de participarem deste processo e estão empreendendo no mundo online.
Este tema foi abordado no evento IT Symposium, onde CIOs e executivos de TI se juntaram aos especialistas da Gartner (empresa de consultoria tecnológica) virtualmente por quatro dias, para conversarem sobre as principais tendências tecnológicas para 2022, como futuro do trabalho e segurança cibernética.
Além disso, foi comentado sobre as tecnologias inovadoras que podem moldar estilos de trabalhos e a utilização de ferramentas técnicas para planejamentos estratégicos.
Leia também:
Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar?
Como a tecnologia pode impactar positivamente suas vendas?
Dificuldades da implementação de times em squads
Vamos entender melhor sobre algumas dessas tecnologias?
Veja a seguir:
Tendências Tecnológicas para 2022:
1 – Digitalização no mundo corporativo
O cenário digital está transformando não só o cotidiano e as relações na sociedade, como também a atuação nos negócios. Com a pandemia, o que antes era trabalhado sem intervenção digital, hoje foi preciso adequar.
Só para ilustrar: de acordo com uma pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), neste ano, o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 56,8% de janeiro a agosto, em comparação a 2020.
2 – Hiperautomação
O período de isolamento social demandou uma urgência de inserção das empresas no meio digital, reforçando tudo o que falamos até aqui. As pessoas começaram a procurar mais por serviços online – afinal, quanto menos precisassem sair de casa, melhor.
Sendo assim, foi – e ainda é – necessário compreender as novas necessidades de mercado, para então traçar novos planos e adaptar a comunicação.
Dentre as tendências tecnológicas para 2022 que sem dúvidas serão muito utilizadas, destacamos a hiperautomação. Basicamente, estamos falando de uma infraestrutura pensada para eliminar tarefas manuais. Nesse tema, é comum ouvir falar sobre implementações de Inteligência Artificial (IA) e processos de Machine Learning (Aprendizado de Máquina).
3 – Engenharia de Inteligência Artificial
Falando em IA, essa tecnologia permite maior escalabilidade para os negócios, pode ser requisitada pelos mais diversos setores, além de otimizar tempo e aumentar a produtividade de equipes internas.
Além disso, é uma excelente estratégia para o mapeamento de processos, ao auxiliar as corporações a identificarem seus gaps e enfatizarem suas boas práticas.
Exemplos de Inteligência Artificial: chatbots, CRMs (Customer Relationship Management), assistentes virtuais e o próprio Machine Learning mencionado anteriormente. Já parou para pensar em como as plataformas de streaming te recomendam conteúdos com base no que você já consumiu? Sejam músicas, filmes ou séries, o aprendizado de máquina está em todo lugar.
4 – Armazenamento em nuvem
Uma maneira eficaz de proteger os dados mais valiosos de uma organização é contar com o armazenamento em nuvem, uma vez que é essencial se preparar para possíveis imprevistos que coloquem em jogo não só a integridade de informações, como também ofereçam prejuízos financeiros. Esta alternativa proporciona acessibilidade, fluidez, segurança e possibilidade de recuperação de arquivos (backup).
Resumidamente, há três tipos de nuvem disponíveis no mercado atualmente:
Privada
Os recursos disponíveis em uma nuvem privada são totalmente personalizados e voltados para determinada empresa. Normalmente, concentra-se em um datacenter local, no qual apenas pessoas autorizadas e devidamente instruídas possuem acesso.
Pública
É a mais popular entre as três categorias e facilmente implementada. Inclusive, a maioria de nós exploramos seus recursos no dia a dia, seja via Google Drive ou Microsoft Azure, por exemplo.
Híbrida
Como o próprio nome já sugere, a nuvem híbrida alterna entre os dois tipos acima, possibilitando mover arquivos da privada para a pública e vice-versa.
Em síntese, as tendências tecnológicas para 2022 evidenciam como o planejamento de negócios digitais pode acelerar o crescimento e o desempenho das empresas.
Pensando nisso, a Samba Digital quer auxiliar o desempenho da sua empresa, temos um framework próprio que está revolucionando o mercado tecnológico. Contamos com alocações de squads de desenvolvimento ágil, entregas de produtos customizados e consultoria em transformação digital para acelerar o desempenho do seu negócio. Nossa metodologia é formada por pilares que compõem o Digital Innovation Hub: qualidade e repertório digital, entrega full-service e foco em design de negócios.
Se você deseja dar o primeiro passo, converse com um dos nossos especialistas.
