cosultores-conversando-sobre-tecnologia

Como a tecnologia pode impactar positivamente suas vendas?

Como a tecnologia pode impactar positivamente suas vendas?

Por: Ana Paula Lisboa

A venda de um produto ou serviço é a base da operação de um negócio. É através das vendas que as empresas obtêm a sua principal fonte de sobrevivência: os lucros. Uma empresa lucrativa é aquela que consegue obter receita para cobrir suas despesas, manter seus funcionários e ainda gerar caixa para novos investimentos. Mas como fazer com que este fluxo, comum entre empresas grandes e pequenas, funcione na prática? Como aumentar a fonte de lucros de uma empresa e ainda se diferenciar no mercado? A resposta está na tendência do momento: o investimento em tecnologia.

A tecnologia como aliada do seu negócio

Se voltássemos apenas dois anos no cenário do varejo brasileiro, iríamos encontrar o seguinte: grandes investimentos no ponto de vendas e na mídia televisiva, ofertas mais atrativas nos canais físicos e estratégias com foco em atração de novos clientes. Vender estava mais associado à vontade e disposição do vendedor, do que a necessidade da empresa.

Basta perguntar para qualquer pessoa sobre uma experiência negativa de uma venda, que 80% delas estaria associada a um péssimo atendimento do vendedor. Mas até então, devido às fronteiras físicas, muitas vezes o cliente não tinha opções para mudar de fornecedor e, assim, acabava recorrendo às mesmas empresas para suprir suas necessidades.

Bom, a pandemia do COVID-19 veio e mudou tudo. O cenário não era mais o da venda física e sim o da venda digital. Era possível comprar de tudo, a qualquer hora e de qualquer lugar. E mais: era possível comparar preços, experiências de compra e ainda escolher o melhor prazo de entrega. O cenário de evolução e investimento na jornada de vendas, tanto para o B2C como B2B, foi acelerado de 05 anos para apenas 05 meses.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o crescimento dos maiores varejistas em 2020 foi de 12,6%: quase o dobro dos 6% de crescimento nominal do varejo em 2019. O ranking das “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” mostrou que as grandes e médias empresas “abraçaram a transformação digital e souberam se reinventar diante da crise”. O mesmo também aconteceu no cenário B2B: a demanda por soluções de IT e Telecom e também de consultorias com foco em digitalização foram e continuam sendo o principal investimento por parte das empresas.

Assim fica muito claro que o investimento em digitalização de processos, em desenvolvimento de estruturas de e-commerce e marketplaces e a automatização de estruturas de atendimento para melhor e mais rápida experiência do cliente não foi advindo de uma tendência e sim de uma necessidade. A tecnologia até então vista como um custo para as empresas, passou a ser a principal protagonista para sobrevivência no mundo dos negócios. Nunca se investiu tanto em conectividade, inovação e experiência do cliente no mundo digital, como o que temos visto atualmente.

Se você se interessa por digitalização, você vai gostar de ler o case da TV Globo que digitalizou um processo físico que acontecia há 50 anos, acesse aqui.

Case Globo Samba Digital

Como acelerar resultados de vendas através da tecnologia?

Com tantas mudanças na maneira de se fazer negócios, o cliente passou a ser efetivamente o centro das atenções e a sua decisão de compra ganhou velocidade. Negociações que poderiam levar meses, foram antecipadas para dias. O que vimos foi a aceleração das etapas do funil de vendas acontecendo através de investimentos em digitalização de processos. E mais, tudo isto com um objetivo substancial: a busca pela lealdade do cliente.  

Assim como a digitalização permitiu os clientes buscarem as melhores opções para decisão de compra e/ou negociação, ela também possibilitou a troca de opções num “piscar de olhos”. Como já havíamos mencionado, no mundo “analógico, físico”, o cliente muitas vezes ficava atrelado a opções e experiências ruins.

Hoje, o cliente possui a liberdade de trocar de fornecedor e também influenciar outros consumidores, deixando uma grande responsabilidade para as empresas inovarem e melhorarem sua experiência na venda. As redes sociais permitiram a comunicação direta com as marcas e isto determinou a responsabilidade de trabalhar muito mais com foco na retenção do que na aquisição. Isto porque uma experiência positiva de um cliente levaria a aquisição de novos clientes. Entretanto, a experiência ruim poderia simplesmente destruir a reputação de uma empresa, levando até mesmo ao encerramento dos seus negócios.

A tecnologia permitiu a evolução de toda a jornada de vendas: a comunicação ganhou novos meios e novas formas de atração; o planejamento de demanda, para atender estoques e atuar com preços e produtos mais atrativos, teve que sair das planilhas de Excel para sistemas mais robustos; a experiência de compra dos usuários passou a ser atendida por uma série de novos canais de atendimento, muitos destes já com investimentos em Inteligência Artificial; e a cadeia de logística teve que se reinventar para entregar produtos e serviços no menor tempo.

A transformação digital em vendas evoluiu a relação entre empresas e clientes e deu espaço para inovações nas várias áreas das empresas que precisam trabalhar em sintonia com a necessidade de consumo. Marketing, Supply Chain, Sales Operation, Customer Success foram alguns das áreas que tiveram seus processos reinventados com a digitalização e que trabalham para poder atender o Comercial com formas simplificadas e ágeis para prospectar, conquistar, fidelizar e reter os clientes.

Como a Samba tem contribuído para a digitalização da jornada de vendas de seus clientes?

A tecnologia faz parte do DNA da nossa empresa: a Samba nasceu no mundo digital, evoluiu com ele e hoje compartilha o seu know-how através de soluções que transformam a vida das pessoas e das empresas. Seja através de soluções voltadas para educação ou do desenvolvimento de squads de transformação digital, tudo isto tem possibilitado a evolução dos negócios de seus clientes, com foco em mais vendas e, consequentemente, mais resultados. 

Desenvolva a sua jornada de sucesso em vendas com a gente. Marque uma conversa com os nossos especialistas e conheça um pouco mais sobre como estamos transformando a vida de pessoas e empresas através da tecnologia.

tecnologia-e-vendas