internet 5g

Internet 5G: Entenda como ela vai modificar o comportamento do consumidor e impactar os negócios

Internet 5G: Entenda como ela vai modificar o comportamento do consumidor e impactar os negócios

Por: Samba Digital

Apesar de ainda não ser uma realidade no Brasil, a Internet 5G já faz parte da transformação digital em diversos países do mundo, facilitando e tornando ainda mais rápida a comunicação entre trilhões de dispositivos conectados.

Por aqui, a chegada do 5G deve acontecer apenas em julho de 2022, quando finaliza o prazo para a implantação da tecnologia por parte das empresas que vencerem o leilão das faixas de frequência.

O 5G  tem como característica o melhor aproveitamento da banda, menos latência, redução no consumo de bateria, e maior cobertura. Entretanto, o maior destaque fica pela velocidade, que pode ser até 20 vezes maior que o 4G.

A comunicação é uma dor latente na maioria das empresas e investir em tecnologias e formas de otimizar esse processo tem se tornado prioridade para grandes grupos. O Boticário, por exemplo, criou um sistema personalizado que tornou o conhecimento mais acessível para todos os franqueados. Clique aqui para entender melhor como foi esse processo.

Case o Boticario Comunicação

Entendendo melhor a tecnologia 5G

Não é à toa que a nova tecnologia está causando tanta movimentação em torno de todo o mundo. Enquanto a internet 4G entrega cerca de 20 megabytes/segundo (Mpbs), a 5G no Brasil pode chegar a 10 gigabytes/segundo (Gbps).

Isso ocorre porque o 5G utiliza ondas de radiofrequência que sofrem menos interferência e com maior abrangência. Se até o 4G a internet fazia parte majoritariamente de computadores e dispositivos móveis, o 5G vem para revolucionar organizações de todos os segmentos e portes.

Mudanças causadas pela chegada da tecnologia 5G

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria OMDIA e NOKIA, a tecnologia pode render até R$ 5,5 trilhões para o Brasil nos próximos 15 anos. Tudo isso porque espera-se que o 5G ajude a operacionalizar a segunda onda da transformação digital, democratizando a Internet das Coisas (Iot) e causando diversas mudanças na sociedade. 

Já falamos que o principal destaque do 5G é a alta velocidade de transmissão de dados, porém, a tecnologia apresenta inúmeros benefícios, tanto para consumidores finais, quanto para as empresas. Entre as principais estão:

Aumento nas compras online

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 86% dos consumidores conectados realizaram ao menos uma compra em lojas online no último ano. Desse total, 67% utilizou o smartphone para concluir o negócio.

Com a chegada do 5G, espera-se que esse número aumente, visto que a maior velocidade irá facilitar as transações e utilização dos mais diversos tipos de aplicativos. 

Maior consumo de vídeos

Segundo relatório da Ericsson, estima-se que os usuários irão passar cerca de três horas a mais por semana consumindo material audiovisual em plataformas de streaming e estarão mais predispostos a participar de lives ou eventos semelhantes.

Essa segunda parte movimenta uma grande tendência que ganhou força durante o período da quarentena causado pela pandemia do novo Coronavírus. De acordo com o Google, em 2020, 71% dos brasileiros que possuíam acesso à internet, assistiram alguma live e outros 38% assistiram seis ou mais.

Toda essa mudança no comportamento do consumidor gerou uma grande oportunidade para varejistas, a chamada live commerce. Apesar de ainda recente no Brasil, o formato, somente no ano passado, movimentou mais de U$ 120 bi na China. A expectativa é que a gente veja muitas novidades em relação ao assunto nos próximos anos.

Ampliação das facilidades para o consumidor

Com todas essas novidades e tecnologias, o consumidor espera conseguir melhores experiências com as empresas, o que deve gerar maior agilidade e facilidade na contratação e consumo dos produtos/serviços.

O 5G possibilita uma enorme gama de oportunidades para que as empresas conquistem esse consumidor moderno e exigente. As possibilidades para criação de novos produtos são imensas, já que a velocidade da internet não é um problema. 

O objetivo sempre deve ser voltado para facilitar a vida do usuário, seja por meio de acessibilidade às informações, objetos conectados ou entretenimento diversificado.

Impactos da Internet 5G no mercado

Os impactos da nova tecnologia afetam quase todos os segmentos, mas o estudo da NOKIA, citado anteriormente, mostra que as expectativas são de fortalecimento de mercados como tecnologia da informação, manufatura, serviços, varejo, agricultura e até o próprio governo. Os mais visíveis são:

Velocidade e estabilidade

Todo esse aumento de velocidade e estabilidade da conexão podem promover o crescimento de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, a robótica e a Internet das Coisas (IoT).

Além disso, o  5G poderá ajudar a dar mais agilidade à prestação de serviços, contornando dificuldades burocráticas e processos complicados, que acabam por aumentar o valor do serviço final e não garantem a qualidade esperada.

Internet das coisas mais presente

Dentre todas as tecnologias que podem se beneficiar do 5G, sem dúvidas, a Internet das Coisas é a que mais poderá se desenvolver, isso porque a altíssima velocidade proporcionará uma comunicação mais fluida entre os dispositivos.

O setor de saúde é um dos que mais será beneficiado, com o avanço da telemedicina, possibilidade de telecirurgias robóticas, ambulâncias conectadas com os sistemas dos hospitais e uso aprimorado de inteligência artificial para tomada de decisões.

Cloud computing torna-se alternativa ainda mais viável

Outro grande benefício vindo da tecnologia 5G é a democratização do uso de cloud computing, tanto para armazenamento quanto para utilização de ferramentas. 

A cloud computing, por sua vez, é uma grande facilitadora do trabalho remoto, já que permite o acesso de usuários em diferentes localizações. De acordo com análise da Canalys, houve crescimento de 34% no consumo de infraestrutura em nuvem, no primeiro trimestre de 2020.

Você deve ter percebido que essas mudanças já estão acontecendo e as empresas que se destacam no mercado são aquelas que acompanham as tendências e inovam. Não é preciso esperar que o 5G seja implantado para planejar como utilizar a novidade a seu favor.

Apesar de termos apontado tantos benefícios e impactos positivos causados pela internet 5G é preciso lembrar que toda essa velocidade pode abrir portas para ameaças cibernéticas. Investir e se preocupar com a cibersegurança é uma das tendências para os próximos anos. Se quiser entender mais sobre o assunto, acesse o conteúdo que preparamos para você.