Squads

Dificuldades da implementação de times em squads

Dificuldades da implementação de times em squads

Por: Ana Paula Lisboa

Tendo como cenário a contemporaneidade, é notório que toda a dinâmica mundial vem sendo constantemente transformada. Nesse contexto, emergem uma metodologia ágil: os squads! Isso ocorre, sobretudo, devido às novas tecnologias, possibilitando o surgimento de inovações nos mais diversos setores. Contudo, a partir disso ocorre também uma competitividade entre as empresas, buscando sempre se destacarem no mercado. Junto a essa procura pela inovação ocorre a demanda pela agilidade, tanto por parte de empresas, quanto de pessoas.

Pensando nisso, houve um grande movimento de mudanças no mercado em prol de novos meios de trabalho e produção. Nesse sentido, emergem as metodologias ágeis, que se caracterizam por repensar a dinâmica do ambiente de trabalho. Assim sendo, estabelece condições mais favoráveis ao desenvolvimento de equipes mais ágeis, autônomas, satisfeitas e produtivas. 

Os squads são um dos exemplos dessas metodologias! Nesse artigo você vai ler sobre a sua formação e quais são os principais desafios da implementação de times em squads. Confira!

Os squads: o que são e principais vantagens

O conceito de squads está relacionado com a formação de pequenos grupos encarregados de desenvolver projetos de forma autônoma, porém colaborativa em uma equipe. Esse modelo surge a partir da busca por inovação e agilidade nos processos de trabalho. De modo geral, essas equipes formadas por integrantes multidisciplinares têm entre 3 e 10 membros. Outra característica é a autonomia para a tomada de decisões. 

Se tratando dos squads, diversos são os benefícios da sua implementação, tais como:

  • Agilidade; 
  • Maior produtividade;
  • Trabalho colaborativo;
  • Engajamento da equipe;
  • Incentivo à cultura do feedback;
  • Economia e otimização do tempo; 
  • Maior integração entre os setores. 

Conheça quais são as dificuldades em implementar times nos squads

Apesar dos inúmeros benefícios dessa metodologia, implementar novas práticas no ambiente de trabalho pode ter muitos desafios para as empresas e pessoas. Portanto, o ideal é sempre planejar todos os passos, considerando fatores como os gastos, estrutura da empresa, preparação e treinamento dos colaboradores. 

A seguir, conheça algumas das dificuldades encontradas para a implementação de times no modelo ágil de squads!

Ausência de liderança 

Nos times de squads a sua formação não é hierárquica, contudo, cada squad é representado pelo Product Owner (PO), ou seja, um coordenador de projeto. Seu principal objetivo é facilitar a comunicação entre o time e a diretoria, sem diminuir a autonomia dos demais integrantes. Porém, em alguns casos, os profissionais sentem falta da figura de uma líder para acompanhar, guiar e orientar acerca da sua carreira. Além disso, comumente os PO não estão preparados para liderar equipes, já que geralmente são pessoas visionárias em relação àquele produto. 

Pouca visibilidade de desenvolvimento

Outro desafio é em relação a pouca possibilidade de desenvolvimento e de encontrar accountability clara. A razão disso é que muitas empresas não estão acostumadas com sistemas quantitativos, preferindo atribuir metas individuais aos colaboradores. Contudo, é importante estabelecer metas que tenham resultado ao negócio como um todo — ou seja, se dificulta conseguir atribuir um resultado de negócio a uma pessoa que esteja em um time multifuncional, como é o caso dos squads.

Cultura da empresa e preparação dos colaboradores

Uma característica que pode dificultar a implementação desses times é a cultura da empresa. Um exemplo disso é em locais onde a cultura organizacional se mantém tradicional, com pouco incentivo à inovação. Dessa forma, pode existir uma resistência a novos modelos de trabalho, como é o caso dos squads com a demanda por autonomia. Junto a isso, os colaboradores inseridos em uma realidade tradicional, podem não estar acostumados com a autogestão, tendo dificuldades em se adaptar ao novo modelo.  

Por que implementar os squads na sua empresa?

Muitas empresas buscam por processos mais ágeis, inovações e resultados. A partir da formação de squads, isso se torna possível. As equipes conseguem se preparar e focar em uma solução, enquanto isso, os resultados aparecem mais rapidamente. Como dito anteriormente, muitos são os benefícios da formação de times em squads. 

Apesar das dificuldades apresentadas ao longo deste artigo, as vantagens desta implementação são maiores. Uma maneira de lidar e solucionar esses desafios é por meio do conhecimento da metodologia. Estudos e planejamentos são essenciais para melhores resultados. Pensando nisso, preparamos um e-book guia sobre a temática. Baixe-o gratuitamente: 

Nova call to action