Digitalização: como transformar uma empresa em digital em 5 etapas

Digitalização: como transformar uma empresa em digital em 5 etapas

Por: comunicacao

A ascensão da transformação digital no mercado e no dia a dia fez com que as empresas mentalizassem que a digitalização é uma necessidade e as mudanças podem trazer impactos positivos na produtividade e dinâmica de trabalho.

Muitos negócios se consideram digitais por adotar alguma ação específica no fluxo de trabalho, como o armazenamento de arquivos em nuvem, por exemplo. Entretanto, isso não as tornam digitais de fato, pois o processo requer a construção e aplicação de estratégias em todas as áreas e funções.

Sendo assim, vamos te contar como transformar uma empresa tradicional em um negócio digital neste artigo. Acompanhe!

Antes de continuar, aproveite para entender como a Samba Digital aplica  a metodologia digital innovation hub para acelerar o processo de digitalização dos negócios. Clique aqui ou no banner abaixo. 

Metodologia Sambatech

O que é digitalização?

A digitalização nas empresas é a transformação de processos manuais, utilizando tecnologia e ferramentas como a internet das coisas, big data, machine learning, entre outras, com o objetivo de aumentar a eficácia e desempenho dos processos, impulsionando seus resultados.

Isso não se refere somente ao marketing de divulgação da empresa nas redes sociais ou construindo um site, por exemplo. É muito mais do que isso! É considerar a tecnologia em primeiro lugar para a gestão como um todo, como a chave de estratégia em uma estrutura empresarial.

As consequências e benefícios ficam evidentes nos processos internos, na prospecção de novos clientes pelo aumento de campo de contato e no sucesso da organização no mercado.

Como transformar minha empresa em digital?

A primeira coisa para se ter em mente é a consciência de que a tecnologia mudou completamente o comportamento, a realidade e o cotidiano das pessoas e empresas. Como o Diretor Acadêmico da Digital House, Edney Souza, complementa, “para uma empresa se tornar digital é preciso mudar a cultura e a forma de pensar. Não adianta comprar softwares se os líderes e funcionários não têm conhecimentos básicos de tecnologia”.

Tudo isso também se relaciona com questões culturais das pessoas. Hoje, uma pessoa pede um carro e assiste um filme pelo aplicativo, pode armazenar arquivos na nuvem ou trabalhar em home office, além de muitos outros exemplos. Ou seja, a rotina mudou e as empresas precisam se adaptar e acompanhar isso.

Então, para inserir o processo de digitalização nas empresas, é preciso identificar oportunidades, colaborar, testar e ter as características de seu negócio bem definidas, para que possa entender o que é útil e válido ou não. 

Essa consideração é importante, pois, ao longo do processo, mudanças podem acontecer, a exemplo dos setores de trabalho e seus ambientes, à medida que equipamentos são adquiridos para substituir processos manuais.

Principais etapas do processo de digitalização de uma empresa

Agora que você já entendeu, por meio de um panorama, como transformar uma empresa em digital, vamos abordar esse processo em etapas para facilitar as coisas, mas tenha em mente que a dinâmica depende do seu negócio. “Criar um produto, serviço ou canal digital tem regras completamente diferentes de produtos físicos ou serviços presenciais”, explica Edney Souza.

Mudar o pensamento

O processo de digitalização em uma empresa se inicia com a mudança na forma de pensamento do gestor, enxergando todo o negócio de uma maneira digital. As pessoas precisam compreender a necessidade da tecnologia, para otimizar tarefas e impulsionar seus resultados.

Um exemplo de transformação para se entender o motivo é a Kodak, que sempre foi referência em câmeras analógicas. Ela, assim como outras marcas, também teve de migrar para as câmeras digitais. Muitas pessoas, principalmente seus consumidores fiéis, resistiram a isso, não compreendendo essa novidade.

Sendo assim, antes de planejar e executar, é necessário considerar as mudanças culturais e de pensamento da organização. 

Identifique as dores dos clientes

Com um novo pensamento de gestão, a próxima etapa é identificar a dor do cliente, ou seja, o que os seus consumidores realmente desejam e precisam. Aqui vale questionar se a forma atual de ofertar o produto está coerente e se atende às necessidades do público alvo.

Nessa etapa, a tecnologia deve ser considerada como uma aliada para oferecer soluções práticas e satisfatórias aos clientes.

Então, qualquer processo deve ser considerado e estudado de uma nova maneira, em uma perspectiva digital. Um exemplo são os atendimentos, que podem ser realizados nas redes sociais ao invés do telefone ou até mesmo os filmes na plataforma de streaming ou uma web tv em substituição à contratação de uma TV a cabo.

Identifique as oportunidades de mercado

Quando se pensa na transformação digital de uma empresa, as oportunidades de mercado devem ser consideradas e essa etapa deve estar alinhada com a anterior.

Faça uma pesquisa para entender quais nichos estão insatisfeitos ou precisam de inovações tecnológicas. Que tal pensar em soluções acessíveis para pessoas com diferentes perfis do inicial? Vale ler sobre a área de UX Research para entender melhor essa etapa e processo.

Esse é um pensamento aplicado por grandes empresas, como a Apple, por exemplo. Apesar da empresa fabricar produtos com um valor elevado, sempre há algum lançamento com preços mais baixos do que a média para alcançar mais consumidores no mercado. Isso traz um lucro considerável para a empresa.

Sendo assim, não fique preso a um tipo específico de produto que já oferece. Pense em melhorias e alterações, sempre na perspectiva tecnológica para atingir novos patamares do mercado.

Incentive a participação dos colaboradores

O pensamento da gestão é outro? Então é hora de trazer pessoas para colaborar nesse processo de digitalização.

Quem faz a gestão da empresa não consegue identificar, sozinho, questões de melhoria e problemas que necessitam de novas soluções em todas as áreas. Nesse contexto, as pessoas que estão no dia a dia das diferentes seções da empresa podem trazer ótimos e valorosos insights em suas opiniões. 

Outra ótima ideia é a parceria da sua empresa com outras startups, para trocar experiências e gerar novas ideias para o modelo atual de negócios tradicionais. Quanto mais olhares externos, melhor é a transformação.

Realize testes

A experimentação é um ponto muito importante na transformação digital em uma empresa. Faça um teste das ideias, mesmo que o projeto não esteja totalmente planejado. Sejam testes de usabilidade ou de processos, é sempre bom aplicá-los antes, durante e depois do processo.

Não se esqueça de registrar os resultados alcançados e os aprendizados obtidos. Isso contribui para a agilização da digitalização, além de ser vantajoso para o aprimoramento do produto/serviço oferecido. Os feedbacks dos clientes também são ótimas referências do mercado, para saber se as mudanças terão sucesso.

Por fim, você pode investir em cursos e mentorias pode ser uma boa alternativa para ficar ainda mais alinhado com as principais mudanças no mercado de trabalho. Ao longo da sua jornada, não deixe de aprender princípios básicos da cultura digital, design thinking e metodologias ágeis. A digitalização não acontece do dia para a noite, mas para caminhar, é preciso dar o primeiro passo.

Se você quer saber como a Samba Digital pode ajudar no processo de digitalização da sua empresa, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas

Esse texto foi escrito pela Digital House